terça-feira, 25 de novembro de 2008

COMO TRABALHAR O LIVRO DE LITERATURA NA SALA DE AULA? COMO A IMAGEM PODE SER EXPLORADA?

Sem dúvida é da a chance para o aluno descobrir o prazer da leitura, tanto dentro como fora da escola. Assim ele poderá ter espaço para uma leitura mais reflexiva e coerente com o seu conhecimento. Prova par diagnosticar se o aluno leu o livro é um pesadelo, e coerente e subversiva nos contexto para onde queremos levar o ensino da Língua Portuguesa. Abrir rodas de discussão esclarece pontos, e assim deixar fluir o que na verdade é nato expor idéias, cada um tem a sua. É papel do professor, estabelecer a linha matriz por onde vai caminhar e justificar as idéias que surgirão durante o trabalho. Lembrando que a leitura cumpre o seu papel social. Os horizontes então serão apresentados um cruzamento de idéias entre escritor e leitor. O que conta enfim e a metodologia que o professor vai usar para chegar a o aluno e deixá-lo a vontade pare fazer escolhas certas durante sua vida e sem medo de expor idéias.
A imagem é algo que transcende o mundo da palavra, o ir e vir e cheio dela explorá-la é magnífico. Os meios de exploração vão caber a forma e disposição da turma e do professor. O que é verdade na clareza e o que pode esta escondida na imagem, ou seja, o que é implícita e explicita.

Nenhum comentário: