segunda-feira, 24 de novembro de 2008

QUAIS AS IMPLICAÇÕES DA VARIAÇÃO LINGUISTICA PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA? COMO TRABALHAR O “ERRO”?

É fato que a Língua Portuguesa é belíssima e então com a sua variação lingüística ela se torna única.
A criança quando é levada a escola com o objetivo de aprender a ler e escrever, vêm munida do que podemos chamar de língua materna com suas variações lingüísticas e sua respectiva pronuncia próprias do meio onde estão inseridas. Então o que seria considerado “erro” na língua escrita? Somente porque essa linguagem não está prevista no sistema da língua? Na verdade pode ser que se percam no que diz respeito a termos fonéticos, morfológicos, semânticos e sintáticos por não alcançar a norma-culta estabelecida por uma minoria alguns séculos atrás, como a elite da época deixando claro que pouca coisa mudou nos dias de hoje.
O erro só pode ser considerado quando o individuo falante ou escritor por falta de conhecimento tentar construir um pensamento onde a ordem das palavras não tenha um sentido imediato, ou seja, não existe uma comunicação. Por exemplo, esse parágrafo aqui escrito, misturado com o de cima de forma aleatória... A Língua Portuguesa levada diz respeito a termos é então o erro, só pode ser considerado fonéticos, morfológicos, semânticos e sintáticos com a sua ela se torna única... Existe sim uma idéia, mas esta incompleta devido à ordem das palavras. Compreendo que o erro lingüístico não quer dizer falta de inteligência, mas de conhecimento ou a falta de acesso a esse mundo normativo da língua. Então o erro em sala de aula deve ser encarado de forma reflexiva, onde o aluno possa compreender essas magníficas variações lingüísticas ricas em sentido cultural apanhada e enraizadas na nossa historia nacional. Cabendo aqui o conhecimento da realidade onde o usuário dessa variação está inserido e como. Lembrando sempre que o respeito com as variações lingüísticas e seus falantes deve se considerado. Deixar o aluno a par de tais conhecimentos, buscando a pesquisa, fonte essa, fará dos nossos alunos indivíduos mais críticos e respeitadores da sua nacionalidade.

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